Rio - Jovem articulado, de discurso maduro e assertivo, porte e voz que o fazem crescer sobre um tablado, Jonatas Faro poderia, hoje, ser um convincente pregador da palavra de Deus. Mas o rapaz, filho de pastor, e criado até os 8 anos numa vila de comunidade evangélica em Niterói, deu uma rasteira no destino, optando por outros atalhos para encontrar a luz — a dos refletores.
Aos 21 anos, o ex-ator-mirim, dono do próprio (e perfeitinho) nariz, é campeão de cartas na TV Globo, pelo sucesso como o Peralta, de ‘Malhação’; surpreendeu com charme e rebolado no quadro ‘Dança dos Famosos’, perdendo apenas para a nº 1 Paola Oliveira; e arrebata plateias com sua participação no musical ‘Hairspray’, em que Edson Celulari faz uma mulher e lhe cedeu o posto de galã. Jonatas vive o despontar brilhante de uma carreira que, um dia, já lhe pareceu das mais improváveis.
>> FOTOGALERIA: O charme e o sucesso de Jonatas Faro
“Eu cresci numa comunidade bem fechada, num meio em que a TV não era prioridade, a gente fazia muito retiro, muito acampamento. Há programas, desenhos, por exemplo, que amigos da minha idade comentam e eu nunca ouvi falar” explica ele, que perdeu o pai cedo, foi criado pelo padrasto a quem chama de pai, e hoje vive distante da mãe, dona de pet shop nos Estados Unidos, onde mora. Orientado por seu assessor de imprensa, no entanto, o ator não fala sobre o assunto:“Fica parecendo um pouco melodramático e definitivamente não é esse o meu objetivo”.
Jonatas surgiu nas telinhas com 10 anos, fofíssimo, como o Samuca da novela febre do SBT, ‘Chiquititas’, permanecendo na trama por dois anos, época em que teve o primeiro contato com o assédio nas ruas. Depois, aos 13 anos, foi o filho de Patrícia Pillar na novela ‘Um Anjo Caiu do Céu’, em que vivia o namoradinho da também pré-adolescente Sthefany Brito. Sumido da mídia por cerca de quatro anos — fase na qual viajou para os EUA sem um tostão no bolso —, reapareceu lindo e louro, em 2007, para integrar o elenco de ‘Malhação’.
Na novelinha, construiu com a atriz Mariana Rios, que vive Yasmin, sua namorada na ficção, um carismático par romântico. Desde então, a abordagem das fãs, estas também já crescidinhas, foi se tornando cada vez mais frequente e ousada. “Elas agarram mesmo, chegam junto. E, às vezes, dá para tirar proveito. Eu não sou de ferro, então, quando une o útil ao agradável... Fã que é fã já gosta de você, se for bonita então, melhor ainda”, confessa Jonatas, que esquece os pudores ao fazer revelações sobre sua intimidade: “Perdi a virgindade aos 15 anos, com um ‘rolinho’ meu, num canil. Não chegamos a namorar depois, foi casual, um ‘troço’ muito louco.”

Foto: Felipe O’Neill / Agência O Dia
Solteiro sim, sozinho nunca, como costuma frisar — “Estou solteiro por falta de tempo, mas, sempre que dá, saio com os amigos para matar a vontade” — o ator não veste a camisa de artista inacessível. Está mesmo ‘na pista e para negócio’: “Já ‘peguei’ quase 20 mulheres em apenas um dia, numa micareta. No mesmo dia um amigo meu beijou 43. Mas aí eu quase matei ele, achei demais...”, revela.
Às pretendentes, Jonatas define a companheira ideal: “Só namorei com pessoas mais velhas. Gosto de mulheres decididas, mas que se valorizem. Minha mãe e minhas duas irmãs são assim, então não sei conviver com outro tipo de mulher”, lista ele, lembrando ainda: “Não pode me dar muita moral, quando é muito fácil não tem graça”. Entre as centenas de blogs e sites dedicados ao jovem astro, alguns são mantidos por fã-clubes formados somente por rapazes. Meninos que gostam de meninos, e a-mam Jonatas. “Recebo muitas cartas e sou assediado por gays. Alguns já se declararam para mim. Mas eu lido numa boa, ninguém nunca passou do ponto”.
'Perdi a virgindade aos 15 anos, com um ‘rolinho’ meu, num canil. Não chegamos a namorar depois, foi casual, um ‘troço’ louco'
Jonatas Faro
Cobiçadíssimo, Jonatas já caiu também no gosto de colegas e veteranos de profissão, que não poupam elogios ao novo galã. “Ele é um príncipe, as meninas ficam loucas! Eu, se fosse adolescente, me jogava nesse palco para agarrá-lo”, brinca Miguel Falabella, diretor do musical ‘Hairspray’, que já declarou ter renovado o seu público por conta do sucesso de seu ator. “As fãs me param na rua para perguntar sobre o Jonatas”, disse.
Mas, dedicado à profissão, Jonatas não pretende ser reconhecido apenas pelos seus dotes físicos: quer estudar, se especializar. Assim, ele já alcançou também o respeito de parceiros de cena como Louise Cardoso, com quem atua em ‘Malhação’. “Eu tenho muita sorte de estar no núcleo do Jonatas, que já é um ator, tem bagagem. Ele é talentoso e um dos poucos entre os jovens que me perguntam coisas, que está realmente interessado no que faz”, diz ela. Reconhecimento que é reflexo da trajetória de um jovem que, desde cedo, preferiu fugir da ‘bolha’ que o cercava. “Eu nunca gostei de ficar em zona de conforto. Sempre corri atrás, desde quando liguei, com apenas 10 anos, escondido da minha mãe, para a produção da novela ‘Chiquititas’. Amadureci cedo. Meus amigos me zoam, dizem que eu pareço ter mil anos”.
Só duas horas para dormir
Foram três os encontros da equipe de O DIA com Jonatas Faro. No primeiro deles, no teatro, com o topete no capricho, o ator se preparava para entrar em cena em ‘Hairspray’. No segundo, durante a sessão de fotos, ele se soltou como modelo. O terceiro foi durante uma gravação. Para fazer parte do elenco do grandioso musical, em que divide o palco com estrelas e vive o bonitão Link Larkin, o ator teve que engatar um sacrificante período de ensaios.
“Eram em São Paulo e as gravações de ‘Malhação’, no Rio. Durante três meses, fiquei como maluco, dormindo apenas duas, três horas por dia”, conta ele, que na peça canta e dança. “Eu só tinha cantado com a minha mãe, que, na minha infância, era professora de violão. E na dança eu era completamente inexperiente. Nisso, a ‘Dança dos Famosos’ me ajudou muito”.
O ator vive tudo ao mesmo tempo agora. Além da boa repercussão do quadro de dança no Faustão e do sucesso nos palcos, Jonatas já grava o desfecho feliz de seu personagem em ‘Malhação’. Depois de idas e vindas, Peralta (Jonatas) e Yasmin (Mariana Rios) vão se casar. O DIA acompanhou a gravação do matrimônio, que representa o amadurecimento dos personagens e dos atores. “Nesses quase dois anos da novela, o público pode ver, simultaneamente, nosso crescimento. Eu e a Mari rimos quando vemos imagens nossas no início”, diz Jonatas, que deseja seguir os passos de Peralta: “Quero me casar, ter uma casa no campo e dois filhos. Mas só o filho mesmo é que me dá vontade de antecipar!”.
Ator, o galã do momento, é querido entre adolescentes e adultos, tem 21 anos, cresceu numa comunidade evangélica e encontrou seu caminho sob refletores
POR BEATRIZ MOTA, RIO DE JANEIRO
Fonte: Odia Oline







s/img810/5307/slidejonatas02.jpg)










