Você sabe o que é hairspray? Essa é a palavra em inglês para fixador de cabelo. Aquele laquê que as nossas tias usavam nos anos 60, época em que se passa a história do musical Hairspray, um sucesso do teatro norte-americano que ganhou uma versão brasileira. Você que assiste ao Diversão e Arte vai passear pelos bastidores desta super produção, com elenco de primeira.
Para recriar a atmosfera da década de 60, uma parafernália e tanto: 35 toneladas de equipamentos. O cenário muda 40 vezes e os personagens usam mais de 350 figurinos e 100 perucas.
“Como as minhas trocas são muito rápidas, a gente deixa tudo aqui”, diz a atriz Renata Braz.
Para coordenar quase 180 pessoas, só mesmo alguém muito experiente. A direção do musical é de Miguel Falabela, que também fez a tradução das letras. Ele conta como foi esse trabalho.
“Um trabalho difícil porque o inglês é uma língua monossilábica e o português é uma língua de grandes palavras, palavras proparoxítonas. Hairspray é um musical para toda a família, é um musical que mergulha no universo kit, engraçado, cafona, dos anos 60, dos grandes cabelos”, explica Falabela.
É a história de uma garota que, apesar de estar fora dos padrões de beleza, consegue uma vaga de dançarina no programa de maior sucesso do momento. O elenco reúne um time de estrelas como Arlete Salles, Daniele Winits e Jonatas Faro.
“Você tem que ter muito ritmo, muito pique, muita resistência, porque você canta e dança ao vivo”, conta o ator Jonatas Faro.
Antes de entrar em cena, é preciso aquecer a voz.
Bem antes de as cortinas se abrirem o trabalho é grande nos camarins. Também só muitos truques de maquiagem e figurino para transformar um galã em Edna Turnblad. Edson Celulari conta como é fazer papel de mulher:
“É difícil. Mulher sofre. Eu, acostumado com tantos personagens no teatro falado, resolvi fazer um musical, coisa que não é a minha praia, nunca tinha feito. E fazer uma mulher, gorda, com 150 quilos, de salto alto, cílios, peruca. São tantos detalhes”, conta Celulari.
O musical, que já foi sucesso na Broadway, estréia hoje no teatro Oi Casagrande.
Local: Oi Casa Grande
Horário: quinta e sexta-feira, às 21h , sábado, às 18h e 21h30 e domingo às 19h
Data: até 4 de outubro de 2009
Endereço: Rua Afrânio de Melo Franco 290, Leblon
Telefone: 3114-3716
Classificação: livre
Entrada: de R$40 a R$150
Fonte: RJTV







s/img810/5307/slidejonatas02.jpg)










