A rotina do ator Jonatas Faro, que vive Peralta em "Malhação", tem estado tão corrida nas últimas semanas que foram precisos 20 dias para se conseguir esta entrevista. Dividindo-se entre as gravações da novelinha da TV Globo, os treinos para a "Dança dos famosos" - no qual ficou em terceiro lugar no último domingo - e os ensaios, em São Paulo, para o musical "Hairspray" - que estreia sexta-feira, no teatro Casa Grande, no Rio -, o ator niteroiense de 21 anos quase não tem tempo para dormir. Mas não reclama. Pelo contrário, agradece a oportunidade de fazer seu primeiro musical no teatro.
- Estou dormindo três horas por dia, mas estou tão entusiasmado com o projeto que supero tudo. Acho que vai ser bom para nossa cultura. Vamos mostrar que podemos produzir um musical à altura dos da Broadway - diz ele, que viverá Link Larkin, papel que, no filme de 2007, coube a Zac Efron.
Jonatas já atuou em dois outros espetáculos teatrais. Mas esse é o primeiro em que usará o canto e a dança, sendo que este último talento ele desconhecia ter.
- O máximo que fazia era dançar forró às quartas-feiras no clube Convés, em Niterói, quando tinha 16 anos - lembra. - Mas sempre tive ritmo. E a "Dança dos famosos" me ajudou. Eu não esperava nem passar da terceira semana, pela falta de tempo para ensaiar. E cheguei à final! As pessoas me chamavam de bruxo porque sempre dava tudo certo na hora.
Para passar no teste do musical, que incluiu uma coreografia e duas músicas em inglês, Jonatas contou ainda com sua fluência no idioma estrangeiro. Ele chegou a morar por dois anos nos Estados Unidos, onde trabalhou como modelo. Todo o trabalho de preparação poderá ser conferido no especial "Bastidores de Hairspray", que o Multishow exibe hoje, e nos próximos três domingos, às 23h30m.
Além de acompanhar os trabalhos da equipe, liderada por Miguel Falabella, os fãs poderão conferir no programa a boa forma do galã, que combina genética e uma dose de cuidados aprendidos em casa.
- Minha mãe foi triatleta e sempre a vi comendo ovo cru, arroz integral. Aprendi a cuidar da minha alimentação e não sofro por isso.
Além de regrado, Jonatas também é determinado e lembra que seu primeiro trabalho na televisão, como o Samuca de "Chiquititas", foi conseguido à base de muita persistência.
- Gostava da novela e resolvi entrar em contato com o SBT. Passei um mês tentando descobrir como fazer um teste para entrar no elenco. Fiz tudo escondido da minha família. Acabei indo no último dia de audições, mas consegui passar.
O ator, então com 10 anos, se mudou com a mãe para a Argentina e ficou na trama por dois. De volta ao Brasil, ainda interpretou o personagem Kiko, filho desaparecido de Patrícia Pillar na novela "Um anjo caiu do céu"; e um paraplégico na novela "Marissol", do SBT. Em "Malhação", o casal Peralta e Yasmin (Mariana Rios) é o xodó dos fãs. Sem ter muita certeza do motivo do sucesso, Jonatas dá o crédito ao sucesso da parceria fora de cena:
- Eu me dei bem com a Mariana desde o primeiro dia de gravação. Adoro ela! Faz parte do meu grupo de amigos.
E olha que Jonatas tem poucos. Morando sozinho na Barra, ele não se acanha em atravessar a Ponte Rio-Niterói para curtir a companhia de suas verdadeiras amizades.
- Sou um cara de poucos amigos, mas são todos de coração. Mantenho as amizades de adolescência, de quando morava em Niterói, e fiz algumas novas em "Malhação" - diz ele que, além de sair com eles, gosta de surfar e correr.
Para o futuro, Jonatas espera poder viajar com a peça e encontrar tempo para fazer uma faculdade:
- Mas não quero nada relacionado ao mundo artístico. Talvez faça Psicologia ou Biologia. Algo para ser um hobby. A minha profissão já está definida: é ser ator.
Jonatas e Priscila Maris nos ensaios da Dança dos Famosos 2009
Jonatas faro: talento para papel em musical da Broadway
Fonte: Diário do Nordeste /O GLOBO







s/img810/5307/slidejonatas02.jpg)










